ACESSIBILIDADE DIGITAL NO MOODLE - PRATICAS RECOMENDADAS PARA FORMADORES E PROFESSORES

ACESSIBILIDADE DIGITAL NO MOODLE - PRATICAS RECOMENDADAS PARA FORMADORES E PROFESSORES
isbn13
R$ 73,40

Os recursos digitais acessíveis e em diferentes formatos disponibilizados por meio dos sistemas de gestão de aprendizagem podem propiciar uma experiência de aprendizagem mais inclusiva, de qualidade e equitativa, em que, de fato, o direito à educação seja respeitado. Considerando que nem todas as necessidades ou preferências de acessibilidade são facilmente identificáveis ou declaradas pelos alunos e que nem sempre, quando identificadas, são de conhecimento do professor, a adoção de boas práticas de acessibilidade na oferta de recursos digitais pode minimizar a incompatibilidade entre as necessidades ou preferências e a experiência de aprendizagem oferecida. Embora o MOODLE tenha recebido a certificação de conformidade com as diretrizes de acessibilidade de conteúdo Web nível AA, é possível afirmar, com base nos resultados dos testes de validação automática e manual, que a forma como os professores disponibilizam os recursos e atividades impacta diretamente na acessibilidade. Tendo